Iniciada em Ubá a vacinação contra a dengue
- Julio Cezar Gomes
- 7 de mai. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 30 de jun. de 2024

O município de Ubá recebeu, do Ministério da Saúde, 1584 doses de vacina contra a dengue. A partir desta terça-feira (07), a Secretaria de Saúde iniciará a aplicação do imunizante, na Policlínica Regional, para para ubaenses de 10 a 14 anos.
A vacinação será realizada de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com exceção das quartas-feiras, que será das 12h às 17h. A partir da quinta-feira (09), também será possível se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde listadas abaixo, de acordo com os horários de vacinação de cada uma delas:
Bom Pastor
Cibraci
Colônia
Palmeiras
Peluso
Ponte preta
Santa Edwiges/Primavera
São Domingos/Eldorado
São João
São José
São Sebastião
Schiavon
Tanquinho
Para receber a aplicação, a criança ou adolescente deverá estar acompanhado de um responsável e portar o Cartão do SUS. Vale lembrar que a vacinação estará disponível enquanto durar o estoque de doses.
A vacina contra a dengue é contraindicada para gestantes, lactantes, indivíduos imunocomprometidos ou aqueles que tenham usado corticoides nos últimos 4 semanas. Pessoas com condições crônicas devem realizar uma avaliação médica antes de receber a vacinação.
Vacina contra a dengue
Desenvolvida pela Takeda Pharma, a Qdenga (TAK-003) é uma vacina que contém vírus vivos atenuados, criando respostas imunológicas contra os quatro sorotipos da dengue presentes nas Américas (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). O esquema de vacinação consiste em duas doses, istradas com um intervalo de três meses entre elas.
Em março de 2023, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu aprovação ao imunizante. Em dezembro do mesmo ano, ele foi integrado ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Notícia extraída na íntegra do site da PMU